Mídias Sociais: Como desenvolver um perfil do zero

Com o aumento da popularidade das mídias sociais, as empresas precisam estar em constante evolução nesse cenário, pois é dentro dessas plataformas como: Facebook, Instagram e LinkedIn que temos a oportunidade de se comunicar e estreitar o relacionamento com os consumidores da marca, os famosos seguidores.
É necessário a contratação de uma equipe qualificada e que tenha know how no assunto, para iniciar os trabalhos é preciso entender o negócio e objetivo da marca, assim mapear uma estratégia bem definida para posicionar a empresa de maneira mais humana e assertiva.
Para começar a movimentar a mídia social, é necessário pensarmos em alguns pontos-chave, como: Estratégia, Linguagem e Persona. Entenda melhor cada ponto:
Estratégia: Para criar uma estratégia precisamos de um planejamento prévio, assim conseguimos definir os objetivos e promover um plano de ação eficiente. O importante é entender qual é a melhor mídia para se investir; como posicionar a marca no canal escolhido e qual conteúdo será mais relevante para o público.
Linguagem: Dentro da estratégia conseguimos definir também o tipo de linguagem que será utilizada para as ações da marca. A linguagem é a maneira de comunicar com o público, de forma mais formal ou mais descontraída, tudo depende do público-alvo.
Persona: São personagens fictícios criados para representar os tipos de clientes de um negócio, onde se baseia nos dados reais de comportamento e características dos clientes.
Para criar uma persona precisamos definir de maneira clara o público-alvo, exemplo: Homens de 35 a 40 anos, casados, graduados em direito, amam o mundo automotivo e passam as férias na Europa. Assim, chegamos na persona: Marcelo, 37 anos, casado, graduado em direito, ama o universo automotivo e todo ano viaja pela Europa em busca de cultura e lazer.