Como avaliar se a comunicação da sua  empresa realmente funciona?

May 5, 2017

 

A comunicação é uma arma poderosa para o seu negócio, independente da área de atuação da empresa.  Ela pode ser uma aliada, quando bem planejada, ou um empecilho, impedindo que ela se abra a novos negócios e oportunidades.

 

Por isso, é importante pensar na melhor maneira de se comunicar com seu público, adequar a mensagem de acordo com o receptor e imaginar as interpretações diferentes que podem surgir para se antecipar a possíveis ruídos na comunicação. Sobretudo quem contrata empresas de comunicação e agências de publicidade ao mesmo tempo, precisa alinhar seus discursos e expectativas para que tudo se complemente.

 

Toda pessoa que receber a informação tem seus próprios valores e experiências e isso faz com que cada uma delas possa interpretar a mensagem de forma distinta. Por isso é importante analisar se a comunicação está funcionando corretamente. Diferente de um logotipo incrível, um site moderno e mobile, produtos inovadores e tudo que possa parecer perfeito a comunicação é como "cruzar uma ponte" e o objetivo principal é chegar ao outro lado. A ponte, o meio, é a comunicação.

 

Para isso, comunicadores usam algumas ferramentas de avaliação para medir os resultados das estratégias de comunicação, como relatório de retorno e clipping, relatório de concorrência, e gerenciamento de crise.

 

  • Relatório de Retorno e Clipping: Clipping nada mais é do que monitoramento de matérias jornalísticas, que fazem menção a uma determinada empresa.  Esse procedimento é utilizado para quantificar o resultado da ação de comunicação: verificar que veículos e mídias que o cliente atingiu e qual foi o alcance da informação. 

    Você pode usar um serviço automático de alertas por exemplo como um RSS ou contratar um serviço de monitoramento das notícias, análise do seu teor, e uma medição de onde saem as principais notícias, suas mensagens, o que fazem seus concorrentes etc.
     

  • Relatório de concorrência: É usado para montarmos o melhor plano de comunicação para o cliente com base no que é encontrado no mercado. Dessa forma, identificamos os pontos principais para diferenciar o cliente da concorrência e torná-lo mais competitivo.

    O relatório da concorrência vai além de uma pesquisa nos buscadores, mas mostra a atividade visível das empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço que você, indentifica as principais mensagens comunicadas, quais são os veículos que eles utilizam entre outros.
     

  •  Gerenciamento de crise: A melhor maneira de se proteger de uma crise é se antecipando a ela. Os comunicadores estudam o mercado e os possíveis problemas para antever turbulências e traçar um planejamento.

    Toda empresa tem pontos nevrálgicos que podem gerar uma crise como um acidente na sua unidade, a falha na importação de um insumo fundamental comercializado por sua empresa etc.

    Antever uma crise simulá-la, com posicionamentos prontos em caso de acidentes, é uma forma de prevenir problemas. Mas esse é um tema para um próximo texto.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Assessoria de Imprensa: Cinco indícios de que sua empresa precisa de uma

April 28, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags