Como trabalha uma assessoria de imprensa?

June 13, 2017

 

O que faz uma assessoria de imprensa (AI)? Qual a diferença entre Assessoria de Imprensa e Relações públicas? Essas são as principais e talvez, primeiras perguntas, daqueles que desconhecem seu trabalho. Ao pensar numa estratégia de contratação de uma agência de comunicação, vale a pena entender como essa empresa irá trabalhar a imagem e reputação do seu negócio. 

 

Podemos chamar a assessoria de imprensa de “marketing” realizado pelos jornalistas para jornalistas. Todo um trabalho árduo e sério é feito para que uma marca seja referência nas mídias, seja ela por meio da televisão, rádio ou internet. Afinal, quem trabalha com a imprensa melhora a própria reputação do negócio e só quem tem esse suporte consegue se destacar - é uma questão de ser melhor e parecer melhor.

 

Mas, como isso acontece? Conhecendo o cliente e suas necessidades, todo um trabalho de relacionamento é iniciado, a fim de que sua marca seja representada fielmente por releases, entrevistas concedidas e posts elaborados.

 

Conhecer seu histórico, objetivos, fraquezas, concorrentes e mercado de atuação é o primeiro passo para assessorar corretamente. Conheça alguns passos essenciais para a realização do trabalho por uma empresa especializada: 

 

  • Estratégias de comunicação: Selecionar veículos que melhor se adaptam ao cliente e os temas que serão trabalhos é fundamental para que seja desenvolvido um melhor trabalho. Veículos-alvo devem ser tratados como um dos focos principais. Esse trabalho pode ser feito junto com a área de marketing, pontuando a estratégia de lançamentos de produtos, participação em feiras e eventos, e criando um calendário de trabalho sobre o que será divulgado a cada momento.
     

  • Ação: Após a captação de informações fornecidas da fonte (representante presente na empresa que é referência no assunto), a assessoria prepara um perfil sobre o cliente com texto jornalístico e com releases, que são matérias escritas sob o ponto de vista do cliente. Após esta fase, é realizado o follow up, o contato com repórteres e editores com o objetivo de oferecer uma pauta (assunto), usando determinados ganchos, e tendo por base o release, para atrair interesse. Caso algum jornalista se interesse pelo tema, ele utilizará o texto da assessoria como base na reportagem.
     

  • Resultados: Medir o resultado é falar na notoriedade, a partir das matérias veiculadas, e na avaliação do cumprimento da estratégia. O público alcançado é importante: afinal não bastam matérias divulgadas se não estiverem no mapa de veículos que interessam ao Cliente. No final de cada mês, é entregue um relatório apresentando o alcance do cliente nos veículos de comunicação. 

 

Vale ressaltar que a assessoria de imprensa não garante que os clientes apareçam em jornais ou revistas específicas, pois o espaço não é comprado mas sim trabalhado estrategicamente por uma equipe que pensa como os jornalistas. Diferentemente da publicidade, a AI serve para conquistar seu lugar na mídia, trabalhando as referências positivas e garantindo lugar na imprensa que irá destacar seu negócio de forma estratégica.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Assessoria de Imprensa: Cinco indícios de que sua empresa precisa de uma

April 28, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags