Fake News: O papel da assessoria de imprensa

March 12, 2019

 

 

A tecnologia proporcionou uma mudança no modo do jornalista trabalhar, e, principalmente, na forma que o leitor, ouvinte e telespectador recebe a notícia. Ao mesmo tempo que facilita a troca de informações, a internet também descentraliza a origem das mesmas, de forma que qualquer pessoa pode divulgar uma notícia.

 

No cenário político atual, a disseminação de Fake News (notícias falsas) acontece em maior quantidade, envolvendo tanto assuntos esdrúxulos quanto delicados. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), no Twitter as Fake News correm mais rápido que as verdadeiras, podendo chegar a 70% mais. Ainda segundo o estudo, os maiores colaboradores para a reprodução dessas notícias mentirosas são as pessoas e não robôs.

 

Os dados do Pew Research Center, reunidos em 2017, afirmam que 23% dos americanos admitem compartilhar histórias baseadas em Fake News, e quase a metade reconheceu ter a ciência de que era uma notícia falsa.

Quando uma marca, empresa, pessoa pública ou celebridade é alvo de notícias falsas, isso pode abalar muito a imagem da mesma. Uma forma de combater a disseminação dessas informações é contratando uma assessoria de imprensa. Esse profissional pode ajudar de diversos ângulos.

 

  1. Social Mídia: O centro de divulgação das Fake News são as redes sociais. É por meio dessas ferramentas que as pessoas criam e disseminam as informações falsas. Por isso, também é o primeiro lugar por onde deve ser combatida. Por meio dela, o Assessor de Imprensa esclarece dúvidas, divulga informações corretas e mantém ativos os canais de fala com os consumidores.
     

  2. Gestão de Crise: Uma Fake News deve ser tratada da mesma forma que qualquer outro problema na imagem da empresa. Uma carta à imprensa, declarações da empresa, entrevistas e interação com o público também fazem parte do trabalho do assessor de imprensa.
     

  3. Media Training: Entre as coisas que são necessárias na gestão de crise, ter um porta voz da empresa (no caso de um empreendimento), é de suma importância. Ele daria entrevistas e responderia ao público, representando a voz e imagem da empresa ou personalidade. Esse porta voz precisa saber como se portar, o que falar, como reagir a perguntas constrangedoras, etc. Esse treinamento também pode ser encontrado em uma assessoria de imprensa.

     

     

    Quer saber mais? Conheça nossos serviços ou fale conosco para mais informações!

     

     

     

     

     

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Assessoria de Imprensa: Cinco indícios de que sua empresa precisa de uma

April 28, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags