Media training: Como se comunicar com a mídia

February 28, 2019

 

O media training, ou treinamento de mídia, é a capacitação que permite os porta-vozes de uma empresa saberem se comunicar com os jornalistas. Não apenas em entrevistas televisivas ou ao vivo, mas em todos os contatos com repórteres, digital influencers e até com o público em geral. Esse treinamento é importante para quem representa a empresa saber o que dizer e como se portar em todas as situações, e também ajuda muito na comunicação interpessoal, em palestras, reuniões e qualquer contato com o público.

 

Uma das melhores formas de promover uma empresa ou personalidade é por meio do contato com a mídia, e, dentro desse trabalho, muitas entrevistas são promovidas. O media training é pensando para que esses encontros sejam bem aproveitados e não haver maus entendidos, o que pode fazer diferença na imagem da marca.

 

Além disso, uma das vertentes mais comuns desse serviço é o gerenciamento de risco. Todas as empresas estão sujeitas a má publicidade, seja por erro ou casualidade. Nesse caso, uma assessoria de imprensa pode ajudar com medidas preventivas e de retenção. Para isso, o porta-voz precisa estar bem treinado sobre como agir nessas situações de estresse e tensão, evitando piorar ainda mais o eventual problema.

 

Outra forma de media training que está ganhando espaço é referente às redes sociais. Empresas de todos os tamanhos possuem perfis nesse tipo de mídia, contatadas diariamente por consumidores e interessados.  Quando se trata de postura frente ao público, essa também é uma área que merece atenção e pode influenciar muito na forma como a marca é vista.

 

Assim, uma assessoria de imprensa que apresenta o serviço de media training pode ajudar a construir e manter uma boa imagem para a empresa. Confira algumas dicas de como se portar diante à mídia e consumidores:

 

  • Olhe nos olhos: quem desvia os olhos parece estar mentindo ou escondendo algo. Olhar nos olhos passa confiança e proximidade.
     

  • Fale a verdade: Melhor dizer que não sabe algo, ou que precisa verificar, ou até afirmar que não pode dar aquela informação, do que passar informações não verificadas ou equivocadas.
     

  • Fale com propriedade: Quando o porta-voz sabe sobre o que está falando e diz com propriedade, mostra confiabilidade, inteligência e conhecimento.
     

  • Esteja preparado: Leia sobre o assunto da entrevista antes, e levante todos os dados e informações que o jornalista pode precisar. Isso dá maior credibilidade e espaço na mídia.

 

 

Quer saber mais? Conheça nossos serviços ou fale conosco para mais informações!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Assessoria de Imprensa: Cinco indícios de que sua empresa precisa de uma

April 28, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags