O que é Media Training?

July 7, 2017

 

Falar com a imprensa nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de televisão, onde há preocupação estética e nervosismo, além do empenho em responder as perguntas claramente, para que não haja interpretações equivocadas.

 

A situação pode ficar mais desconfortável quando o entrevistado está falando em nome de uma instituição, já que é a imagem da marca que está em jogo. A mídia pode alavancar ou derrubar uma instituição e por isso é imprescindível se preparar para o contato com a imprensa. Essa estratégia usada pela assessoria é chamada de “media training”, mas você sabe como ela funciona?

 

O “Media training” é uma das mais importantes ferramentas de treinamento de porta-vozes. Na tradução literal para o português, significa “treinamento de mídia”, mas na verdade é um conceito sobre desenvolvimento de comunicação.  Em geral, o trabalho é focado no contato com jornalistas, mas o uso de uma grande desenvoltura comunicacional também são importantes para lidar com outras situações, como eventos e lançamentos de produtos onde o cliente lida com o público.

 

A primeira etapa dos trabalhos é definir os objetivos estratégicos do treinamento. Caso a empresa não tenha definidos seus alvos, nem as key messages (mensagens principais da comunicação corporativa que se deseja que o público retenha), o assessor pode aproveitar o momento para montar um planejamento de comunicação alinhado ao media training, que pode incluir outros serviços como clipping de notícias ou levantamento de concorrência.

 

Em seguida escolhe-se o porta-voz da empresa para responder desde entrevistas rotineiras até momentos de crise. Esse profissional será preparado para a assessoria para representar a marca e manter o relacionamento com a imprensa. No treinamento, o porta-voz receberá informações sobre o que dizer e como fazê-lo, e de como ampliar seu domínio sobre as possíveis abordagens dos jornalistas, para ter o controle da situação.

 

Técnicas ensinadas pela assessoria de imprensa sobre postura, respiração, contato com os olhos, relaxamento e outros comportamentos podem valorizar ou empobrecer uma entrevista. A chave para um bom relacionamento com a mídia é estar preparado.

 

Gostou desse conteúdo? Peça mais informações sobre como melhorar a comunicação da sua empresa com a CQuattro Comunicação. Envie um e-mail para contato1@camargocomm.com.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Assessoria de Imprensa: Cinco indícios de que sua empresa precisa de uma

April 28, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags