Divulgação da marca: o que não fazer

É conhecida a importância de divulgar a sua empresa, produtos ou serviços para obter mais clientes, visibilidade e, consequentemente, maior lucro. Porém, realizar esse trabalho é mais complicado do que parece. Com a internet e os meios de comunicação se pluralizando cada dia mais, ser capaz de fazer isso sem profissionais de Assessoria de Imprensa e Marketing é difícil e perigoso.
Um argumento muito usado é o valor de contratar todos os serviços necessários para a criação de campanhas publicitárias, administração de redes sociais, conteúdo para site e relacionamento com a mídia. Contudo, não participar dessas áreas deixa a empresa para trás se comparado às concorrentes. Além disso, enfrentar a divulgação sem a expertise requerida pode ser ainda mais caro.
A internet e os smartphones facilitam a disseminação de informações. Se essas ferramentas forem utilizadas da forma correta, podem ajudar – e muito – nas vendas da sua marca. Mas, ao mesmo tempo, um erro, uma campanha mal pensada, ou a falta de preparo e alinhamento dos porta-vozes da empresa podem gerar resultados catastróficos.
Por isso, segue algumas dicas do que não fazer na divulgação da sua marca:
Discurso desalinhado: Quando um porta-voz fala, ele representa a empresa. Por isso, quando ele passa informações contraditórias, ou quando duas pessoas falam coisas diferentes, pode repercutir de forma negativa.
Antipatia: Como explicado no item anterior, quando é elegido um porta-voz, ele se torna o representante da marca. Da mesma forma que o responsável por responder e-mails, mensagens nas redes sociais, etc. Assim, se houver uma grosseria ou antipatia por parte dessas pessoas, a imagem da empresa será prejudicada.
Não determinar um público-alvo: Essa é uma das primeiras coisas a serem feitas antes de iniciar uma divulgação. Tentar agradar todos os públicos e atingir todas as pessoas deixa a campanha muito abrangente. Na melhor das hipóteses, o trabalho não gera muito resultado, na pior, pode sair pela culatra e se transformar em algo negativo para a marca.
Ignorar as críticas: Quando alguém reclama da sua marca, serviço ou produto nas redes sociais, ela não deve ser ignorada. Bem como as consequências de quaisquer erros ou mal-entendidos envolvendo a empresa. Nesse caso, o ideal é um posicionamento imediato, evitando uma possível crise.
Conteúdo de baixa qualidade: O site da empresa deve estar alinhado com os valores da mesma, além de ter um conteúdo de qualidade. Caso contrário será visto como uma marca pouco profissional e perderá relevância no mercado.
Não investir em relacionamento: A internet possibilita a venda, prospecção, e contato com o cliente a distância. Isso não significa ignorá-lo quando não há interesse. Se isso acontecer, o consumidor facilmente perde o interesse e fica descontente com o atendimento.
Quer saber mais? Conheça nossos serviços ou fale conosco para mais informações!
#divulgação #divulgaçãodemarca #AssessoriadeImprensa #MarketingDigital #conteúdo #públicoalvo #internet #mídiassociais #Jornalismo #Mídia